Curadoria

Doris Kosminsky

Idealização

Barbara Castro e
Luiz Ludwig

Abertura

17 de setembro
segunda-feira às 19h

Visitação Pública

18 de setembro a
18 de novembro

Entrada gratuita

Terça a domingo
das 11h às 20h

Oi Futuro

Rua Dois de Dezembro, 63,
Flamengo, Rio de Janeiro

Credito completo

Till Nagel e Christopher Pietch

Till Nagel e Christopher Pietch

BIO DO ARTISTA

Realiza projetos relacionados à visualização de dados urbanos e culturais. Seus projetos enfocam o uso de big data de cidades inteligentes e buscam criar métodos inovadores de visualização interativa para compreensão de dados complexos. O laboratório faz parte do Departamento de Design e da Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam (FH Potsdam). O Laboratório de Complexidade Urbana é um espaço de pesquisa entre o Departamento de Design e o Instituto de Estudo Aplicados para Futuros Urbanos, e é parcialmente apoiado pela cooperação HERE.

OBRA
Fluxos da Cidade
2015-2018
City Flows
O uso de sistemas de compartilhamento de bicicleta pode ser visto nesta obra em dados coletados de três cidades: Nova Iorque, Londres e Rio de Janeiro. O pulso da mobilidade urbana é exposto, criando retratos das cidades definidos por suas dinâmicas momentâneas. A obra apresenta três modos de tela, todos eles com a visualização de bicicletas alugadas, mas enfocando diferentes níveis de espacialidade e temporalidade dessa mobilidade. A vista panorâmica de cada uma das cidades agrega todas as trajetórias de compartilhamento de viagens de bicicletas realizadas ao longo de um único dia. Outra visualização mostra apenas as viagens “de” e “para” de uma determinada estação. Uma última mostra padrões espaço/tempo de três estações, separando chegadas e partidas, em viagens vespertinas/noturnas.
Inclusão do Rio de Janeiro realizada especialmente para exposição Existência Numérica a partir de dados cedidos pelo sistema Tembici